Pesquisar este blog

Novidades no blog

- Passamos das 100k visitas \o/

- Novos repositórios e organizados!

- Nova postagem: Organizando a casa;
- LOS versão 0.7 (acesse no github.com);

domingo, 21 de julho de 2019

Organizando a casa

Depois de quase 5 anos com o projeto praticamente parado, e eu quase formado (só falta pegar o diploma...), agora posso continuar com o LOS nas horas vagas.

Porém não é possível continuar na mesma linha de raciocínio que eu seguia há 5 anos, já perdi essa linha a muito tempo...

Nesse tempo não fiquei completamente parado, mas também não desenvolvi nada que pudesse acrescentar algo de imediato ao sistema. Porém tenho um monte de rascunhos aqui e pretendo implementá-los em breve.

A primeira coisa a fazer (e que já fiz) é pôr a "casa em ordem". Organizei os repositório no Github já que será meu ponto concentração dos fontes. Aboli completamente o sistema antigo em que eu fazia o versionamento manual, pois além de trabalhoso não serve como backup. Trabalhar com o Github me permite implementar em vários lugares sem a necessidade de ficar carregando arquivo comigo.

Substituí os repositórios pessoais por repositórios de organização pois me permite organizar melhor, mantendo todos os repositórios do projeto sob um mesmo lugar, sem causar confusão com outros repositórios que não pertencem ao projeto.

Também estou utilizando o recurso do submódulo do git, que permite a utilização de outros repositórios como parte de um principal, indexando de maneira correta e automática os submódulos necessários para cada compilação.

Também estou utilizando makefiles, agora, em vez de shell scripts. As vantagens são muitas, torna o processo de compilação e manutenção muito mais simples.

Para quem quiser acompanhar, a partir de agora, não estarei gerando mais pacotes fontes ou binários. Será necessário clonar o repositório e compilar na sua máquina. Para isso é conveniente que esteja utilizando Linux, tenha o NASM e FPC instalados, sendo que o FPC deve ser (até o momento) na versão 2.4.4 de 32  bits, outras versões não funcionam devido ao LOS ter sua própria RTL.

No final, a organização resultou na versão 0.7 do sistema, que será o divisor de águas do projeto. Esta versão está no branch Master do repositório principal e será o ponto de partida desta nova fase. Não há qualquer mudança de funcionalidade em relação à versão anterior, mas está pronta para seguir o caminho de agora em diante.

Sobre a compilação desta versão, somente o kernel é compilado automaticamente, o bootloader ainda continua da mesma forma que o antigo. Isto é uma das coisas que pretendo mudar de imediato (spoilers... rsrs) e portanto não irei perder tempo com ele. Se quiser testar a v0.7 é só utilizar o bootloader binário que ainda está disponível para download (aqui).

Bem... acho que é isso...
Em breve mais novidade!




Próximo - Surpresa ...  >>


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs.: Após escrever seu comentário, inscreva-se por e-mail para seguir os próximos comentários. Ou assine a postagem de comentários (Atom).