Pesquisar este blog

Novidades no blog

- Passamos das 120k visitas \o/

- Os repositórios ainda precisam ser organizados!

- Nova postagem: Organizando a casa;
- LOS versão 0.7 (acesse, em breve, no github.com);

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Boot, fase 10 - Finalizando

Finalmente chegamos ao ponto em que podemos considerar que o bootloader está pronto e enfim entrar realmente no desenvolvimento do kernel.

Também, foram 14 versões para chegar a esta versão final, e na verdade, provavelmente terá mais algumas versões, mas isto irá depender muito do kernel....

Embora a versão anterior estivesse razoavelmente boa, eu estava insatisfeito com algumas coisas. Uma delas era ter que ficar pressionando uma tecla a cada tela, mas ao mesmo tempo não queria perder a funcionalidade de depuração que aquelas telas permitiam, então adicionei a possibilidade de se passar parâmetros ao bootloader pela linha de comando.

Desta forma, quando se quer fazer o boot rápido basta chamar o bootloader e somente as informações básicas são mostradas, em uma tela apenas, sem qualquer parada. Quando se quer depurar as informações, chama-se com a opção de depuração e a operação é semelhante às versões anteriores.

Agora também é possível indicar qual arquivo de imagem deve ser carregado, passando o seu nome na chamada do bootloader. Se nenhum nome é fornecido ele usa o nome padrão, que agora é “kernel.bin”.

Além disso, modifiquei o modo como o bootloader aloca o heap. Se um tamanho for passado, ele o aloca da mesma forma que o anterior, porem se ZERO for passado, ele aloca toda a memória livre, resultante da alocação do código e da pilha, se ainda existir memória livre.

Para outras opções veja a ajuda no próprio bootloader digitando “loadlos -h”.

Carga com depuração (igual às versões anteriores):








Carga rápida:



Algumas modificações previstas no bootloader é a retirada da detecção de vídeo, após ter um driver totalmente funcional no kernel, e a inclusão do carregamento de imagem de sistema de arquivo inicial (InitFS, aos moldes do Linux), mas ambas as modificações exigem o desenvolvimento do kernel e ficarão para bem mais adiante.


Download dos fontes e binários:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs.: Após escrever seu comentário, inscreva-se por e-mail para seguir os próximos comentários. Ou assine a postagem de comentários (Atom).