Pesquisar este blog

Novidades no blog

- Passamos das 120k visitas \o/

- Os repositórios ainda precisam ser organizados!

- Nova postagem: Organizando a casa;
- LOS versão 0.7 (acesse, em breve, no github.com);

domingo, 25 de agosto de 2013

... meio enrolado...

Olá pessoal, estou mexendo um pouco aqui, mas está um pouco difícil de organizar as coisas.

Estou tentando fazer de uma forma que evite muitas re-implementações das bibliotecas. A ideia é ir adicionando funcionalidade sem ter que ficar reescrevendo cada biblioteca toda vez, mas isto é uma tarefa difícil, pois temos que improvisar algumas coisas por necessidade de outras...

Bem... o começo é assim mesmo... cheio de gambiarras, rsrs

3 comentários:

  1. Pelo menos cheguei a uma conclusão de onde devo fazer um divisor de águas, vai ser nas chamadas de sistema, para aplicações serão realmente chamadas de sistemas, mas para o kernel serão alias para procedimentos, no entanto nos dois casos a interface será a mesma. Assim as bibliotecas irão usar as mesma rotinas de chamadas tanto no kernel quanto em quaisquer outra partes do sistema ou aplicação.
    Mesmo não tendo implementado muito hoje acho que fiz um grande progresso... muito bom :D

    ResponderExcluir
  2. Antes de mais nada gostaria de parabenizá-lo pelo belo trabalho que vem fazendo no LuckyOS e se há algo que quero muito ver pronto é ele. Gostaria de pedí-lo (se possível) referências a respeito do desenvolvimento de um S.O, como livros, links, ou autores.

    Sempre tive vontade de desenvolver algo que funcionasse com as próprias pernas,sem depender de outros sistemas para executar; bom, não tenho tanta bagagem para sequer um picoOS (talvez um yoctoOS, :D), mas na medida do possível venho estudando assembly e também a arquitetura X86, curso 4 período de Ciência da Computação mas também não acho que uma faculdade da lá tanta base como eu espero.

    Enfim, desejo-lhe tudo de bom, e um (tardio) feliz ano novo \o/.
    [ ]'s,
    Davidson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Davidson, seja bem vindo o blog e ao mundo dos OSs.

      A resposta a sua pergunta já está no blog:
      http://lucky-labs.blogspot.com.br/2013/03/referencias.html

      E livro sobre OS é Tanenbaum!

      Também acho que uma faculdade não dá tanta base para a construção de um OS mesmo, mas eu ainda não consegui fazer uma :(

      Eu pretendo abrir o LOS para contribuição (o código já é aberto) e em breve ele terá um repositório no github, a partir daí vai ser possível trabalhar em grupo sobre ele.

      No momento estou terminando uns scripts em shell que pretendo usar no dia-a-dia. Assim que estiver com tempo livre retorno à implementação do LOS.

      Mantenha contato, se quiser participar do projeto ;)

      [ ]'s

      Excluir

Obs.: Após escrever seu comentário, inscreva-se por e-mail para seguir os próximos comentários. Ou assine a postagem de comentários (Atom).