Pesquisar este blog

Novidades no blog

- Passamos das 120k visitas \o/

- Os repositórios ainda precisam ser organizados!

- Nova postagem: Organizando a casa;
- LOS versão 0.7 (acesse, em breve, no github.com);

sábado, 9 de março de 2013

Introdução

Bem como eu já mencionei (aqui), eu sou fascinado por sistemas operacionais e compiladores, tenho muito mais facilidade com algoritmos que com a parte gráfica, mal consigo fazer uma montagem simples com duas fotos. :(

Mas como o título sugere não falaremos de Photoshop® aqui e sim construir seu próprio sistema operacional, não pense que faremos um sistema operacional tão desenvolvido como o Window® ou o Linux, mas podemos fazer um SO simples.

Construir meu próprio SO é um sonho antigo, já li livros, tutoriais, já fiz alguns testes, enfim já fucei daqui e dali, e com o conhecimento que adquiri, agora posso levar esse projeto realmente adiante.

Eu poderia criar todo o sistema primeiro e depois mostrar o que fiz, mas como quero compartilhar isso, e é mais fácil ir postando a cada fase do que fazer tudo e lembrar depois quais foram as primeiras coisas.

Desconsiderando todos os testes que já fiz, posso começar a registrar cada fase a partir de hoje, pois realmente estarei recomeçando do ponto de partida para construção de um SO, embora irei usar tudo que aprendi até o momento, inclusive algumas partes de código fonte que escrevi.

Este sendo o ponto inicial para o projeto, primeiro devo decidir como vai ser e o que vai fazer esse SO.

Bem... escrever um SO não é uma tarefa fácil, mesmo que o sistema seja bom quanto o Linux poucos irão se interessar por ele, isso já está comprovado, pois mesmo o Linux sendo um sistema muito bom, ainda não possui todos os softwares disponíveis para Windows®, principalmente jogos.

E considerando que somente estarei usando uma parte do meu tempo livre para o desenvolvimento do sistema, ele será um hobby mesmo, podemos dizer que ele será um ToyOS (Sistema Operacional de Brinquedo).

Não me importo com a classificação de ToyOS, pois ele terá todos os fundamentos de um SO de grande porte. Isso só significa que não se deve esperar muito dele, alias não espere muito de mim também, pois como já disse, tenho pouco tempo livre. Não espere abrir este blog e ter uma postagem nova todo dia, ou toda semana, porque só venho aqui quando me sobra algum tempo. Mas tomando esse projeto como o principal das horas de folga, a cada fase que conseguir superar irei trazer-lhes os resultados.

Não é uma parte importante, mas acho que já devo batizá-lo, isto não quer dizer que este nome seja definitivo, digamos que ele é um codinome para o sistema até conseguir um “nome oficial”. Muitos sistemas e programas usam essa característica de ter um codinome antes do nome oficial.

Já vi em alguns fóruns de gringos que muitos criticam nomes terminados em OS, mas como não estou preocupado se o nome é legal e definitivo, vai ser LuckyOS (tinha pensado em LukOS, mas já tem um lá no SourceForge. Editado 17/04/2013: pensei LuckOS, mas pelo Google descobri que esse nome já existe, inclusive com domínio).

Bem, agora que temos um nome, o que o LuckyOS vai fazer?

Inicialmente muito pouco, a primeira coisa a se preocupar é o gerenciamento de memória e de processos, depois o console (gráfico é um recurso muito avançado) e o sistema de arquivos. Depois começaremos a “enfeitá-lo”, talvez a partir desse ponto começaremos a pensar na parte gráfica.

Estou sempre usando o termo “nós” porque quem quiser acompanhar tem essa oportunidade. Pois sempre estarei mostrando os resultados de cada fase do desenvolvimento.

Próximo - Antes de começar >>

4 comentários:

  1. Chegando meio atraso mas ansioso para ler os próximos posts!!!
    Parabéns cara!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atrasado nada, ainda estou enrolado resolvendo outras coisas, o projeto está parado (espero que por pouco tempo). Até breve!

      Excluir
  2. Copiando o Wagner Villa: Estou ansioso para ler os próximos posts.

    Parabéns cara²!!!!

    []'s

    ResponderExcluir
  3. Van Dick, o projeto está meio parado, nem ando entrado aqui... Estou totalmente empenhado com a Faculdade... Continuar o projeto agora só nas férias... Ahhhh como eu quero férias :D

    ResponderExcluir

Obs.: Após escrever seu comentário, inscreva-se por e-mail para seguir os próximos comentários. Ou assine a postagem de comentários (Atom).